top of page

No intuito de desenvolver aspectos pouco trabalhados em cursos convencionais de Bateria, Gledson Gomes, desenvolveu "O manual de Bateria para Crianças", uma metodologia especifica para atender alunos a partir de 04 anos.

Este manual surgiu de uma necessidade, onde o ensino de bateria voltado especificamente para criança é muito escasso, em um mercado onde todos os métodos são voltados ao ensino tradicional, dificultando a abordagem do professor com o aproveitamento do aluno nas aulas, sendo que o pequeno aluno muitas vezes se sente desestimulado ou desencorajado a continuar aprendendo por falta de didática e material que trabalhe de forma coerente suas necessidades e de acordo com seu mundo racional.

O manual possui diversos capítulos, onde estão dispostas variadas dinâmicas que devem ser trabalhadas em sala de aula, o intuito é transformar a hora aula, em um momento de aprendizado prazeroso.

Já que nem sempre a aula de bateria convencional é tão prazerosa, pois chega em certo momento que ler partitura, realizar exercícios de independência e aprender ritmos diversos, se torna uma missão somente para quem realmente quer se profissionalizar no instrumento e na vida musical.

Colocando essa visão sob o espectro de vida de uma criança, uma aula de bateria convencional se torna massante, colocando um primeiro obstáculo e transformando o sonho do pequeno aluno numa frustante desistência, pelo menos inicial, em aprender e tocar bateria.

Foi pela experiência que Gledson Gomes, desenvolveu "O manual de Bateria para Crianças", através de constantes desistência e desinteresse dos pequenos alunos pela metodologia e aulas convencionais de bateria, surgiu a necessidade e a ideia de criar algo especifico para o público infantil.

Atualmente existem metodologias diversas no mercado, mas todas elas seguem um padrão do ensino convencional de bateria, o manual desenvolvido pelo professor Gledson Gomes, traz novos ares para o aprendizado da bateria.

Talvez não seja algo inovador, mas é algo pensando e estudado, especialmente para desenvolver o prazer em tocar bateria, e ao mesmo tempo desenvolver a técnica, a musicalidade, a independência, o ritmo, de forma leve, usando do lúdico muitas vezes. Para não transforma a aula em um momento massante para o aluno, mas sim um momento que ele possa se desenvolver alegremente.

"O manual de Bateria para Crianças", não restringe a metodologia convencional de ensino, ao contrário é uma ferramenta, uma possibilidade de ensino alternativo, para ser trabalhado juntamente com a metologia convencional, é uma material paradidático.

Em suas aulas Gledson Gomes, faz uso das duas metologias , tanto a convencional como a do manual, mas o grande diferencial e o que faz as crianças permanecerem no curso por anos, é a possibilidade de alternância das metodologias, tornando a aula muita mas rica e diversificada no aprendizado.

O "Manual de Bateria para Crianças", é um material que foi pensando para ajudar professores a ter uma opção de ensino diferenciada, e ajudar seus pequenos alunos a se desenvolverem e realizarem seus sonhos tocando bateria.

“Toda criança nasce artista, isso significa que ela ama sonhar, imaginar e criar” (Jaques-Dalcroze apud DUTOIT-CARLIER, 1965, p. 339).

O manual   

bottom of page